quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Presos empresários, políticos e funcionários públicos com envolvimento em fraudes ambientais

É uma vergonha! Cada dia que se passa mais vemos como existem pessoas que botam interesses individuais na frente de interesses de toda população. Esses criminosos vendia licenças ambientais, fraudavam licitações, entre outros crimes. Funcionários (bandidos) da Feema com envolvimento no grupo ameaçavam multar estabelecimentos ou obras que não estivessem de acordo com a legislação ambiental e, assim, indicavam uma firma para regularizar a situação. Só que esta firma pertencia ao esquema, então os empre'srios pagavam uma propina a firma que emitia laudos falsos de OK, e repassavam parte desse dinheiro para os funcionários da Feema.
Mais de 80 milhões de reais foram movimentados nesse esquema, mas o prejuízo maior foram os estragos ambientais feiros na região de Angra dos Reis, Parati, Petrópolis e outros. Temos que dar os parabéns para a Polícia Federal, que em um primeiro momento estava verificando denúncias de crimes ambientais e, assim, descobriu o esquema de fraude. Nós temos que nos mobilizar contra crimes desse tipo. A delegacia de proteção do meio ambiente do Rio de janeiro possui um e-mail que recebe denúncias desse tipo e outras relacionadas a degradação ambiental: delegaciadomeioambiente@hotmail.com
Pessoas de outros estados devem procurar semelhante órgão e denunciar também. Todos nós temos o direito de fiscalizar. Pequenas atitudes, como exigir madeira certificada em lojas de móveis podem fazer grande diferença para o meio ambiente e nossa consciência
ps: caso a loja não apresente tal certificado ligue para a polícia ou denuncie para o órgão ambiental. Dica do professor Celso Sanchez

2 comentários:

  1. Oi Breno!
    Hoje vou só deixar um comentário do seu comentário, bem rápido, mas prometo passar com mais tempo pra apreciar o seu blog.
    O negócio é o seguinte. Das informações que eu tenho, tá? Não há desmatamento da Amazônia destinado para plantio de cana. A cana não se adapta bem ao clima local, com excesso de chuvas. Mas, quem se adapta bem lá é a soja. Desmatamos a Amazônia pra plantar soja pros Americanos darem comida pra boi. Esta é a realidade.
    O avanço do plantio de cana se dá, primordialmente, nas áreas do centro-oeste, onde existem um sem número de áreas limpas improdutivas. Não estamos falando de desmatamento de cerrado (o que de fato pode ocorrer), mas de crescimento nas áreas férteis porém improdutivas por estarem sem uso. É neste espaço que o governo planeja extender a plantação de cana. Espero que eles sejam sim capazes de lidar com a situação. Os usineiros tem muito poder no Brasil, então é extremamente necessário ficar atento.

    Abraços

    Paula (Rastro de Carbono)

    ResponderExcluir
  2. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou ontem as informações do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, de que o zoneamento agrícola da cana deverá permitir o plantio na Amazônia. "(O zoneamento) vai dizer quais as áreas de restrição completa para plantio da cana, quais aquelas que podem viabilizar com cuidados especiais e aquelas em que já acontece", disse a ministra. Na preparação do zoneamento, previsto para 2008, trabalham os Ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e de Ciência e Tecnologia. "Não nos interessa que os biocombustíveis brasileiros sejam identificados com práticas ambientais e sociais incorretas".

    Cara Paula,
    Esta foi uma matéria que saiu no Globo on line em 3/10/2007. Além, disso, a Amzônia legal engloba o estado do Mato-Grosso também (ver artigo do Fearnside, 1999 sobre desmatamento da amazonia). Região onde o plantio de cana vem crescendo bastante, e com certeza, sem fiscalização sobre os locais de plantio. Não acredito que problemas de aclimatação sejam entraves para o plantio, pois no nordeste brasileiro conseguimos ter 2 a três safras de uvas por ano (na Europa só tem 1 ao ano). Mas os fatos que vc expões aqui tb são interessantes e devm ser levados em consideração nesse contexto de degradação ambiental.
    Abraços

    ResponderExcluir