sábado, 29 de setembro de 2007

VIII Congresso Brasileiro de Ecologia


Nesta semana que se encerra, aconteceu o VIII Congresso Brasileiro de Ecologia em caxambu. Este congresso teve como tema central a ecologia no tempo de mudanças globais. Pude assistir palestras maravilhosas com os cientistas brasileiros (e um estrangeiro) de ponta no assunto. As apresentações de Carlos Nobre, Philip Fearnside e Alex Krusche (das que eu assisti) foram ótimas para entender o estado da arte dos estudos de mudanças climáticas e como isto afetará a nossa floresta Amazônica. Nos cenários mais extremos, poderemos observar a transformação de uma enorme parte da floresta em cerrado, devido a elevações de até 5 graus centigrados na temperatura média. Além disso, observamos passivamente a queima de milhares de quilometros quadrados de floesta por ano, levando o Brasil a ser o quarto país em emissões de gases estufas do planeta.
Porém, a notícia mais triste é que o mesmo com a diminuição (fato que não acredito que ocorrerá tão cedo) das emissões de gases estufas na atmosfera, o aquecimento global continuará acontecendo. O nosso maior objetivo não é mais saber se o aquecimento global é algo que pode ocorrer ou não, mas sim como vamos nos adaptar a ele!
Nesse contexto, vemos o discursso do presidente dos EUA, no qual deixa claro que o seu descomprometimento com a saúde do planeta ao não aderir a pactos de diminuição das emissões de gases estufa, dando a desculpa que cada país é soberano para decidir o quanto de reduzir das suas emissões. No mesmo nível, vemos o discurso do Presidente Lula querendo aliviar a culpa do Brasil (e países emergentes) nesse contexto de aumento de emissões. Isso só nos mostra, que o plante não está preparado para tomar uma ação em conjunto, pois cada país quer ter menos culpa que o outro e , assim, justificar suas emissões. O bem da humanidade tem menos valor que o crescimento econômico ecologicamente destrutivo que 99,99% dos países adotam.


Estréia

Caros amigos,

Por muito tempo tive a vontade de construir um blog para discussões sobre ecologia. Hoje em dia, o aquecimento global é o assunto da moda nos mais diversos meios de comunicação, entretanto, muitas das vezes, pouco é discutido como esse fenômeno é começou, como ele se mantém, os fatores que o influenciam e como isso afetará nossas vidas. Esse é um exemplo no universo de assuntos ecológicos são noticiados na imprensa e que não são questionados criticamente nas sua bases.
Tenho por objetivo expor fatos, reunir diferentes tipos de opiniões sobre os mesmos e, assim, conseguir gerar uma informação mais completa (maior embasamento teórico), mas ainda palatável a todos.
Conto com a ajuda de todos (ecólogos formados ou ecólogos de coração) nessa jornada em busca de um mundo que respeite e entenda melhor o seu papel neste planeta.