quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mais sobre o NF3 (Trifluoreto de Nitrogênio)


Como discutido aqui anteriormente, O NF3 foi caracterizado como um potente gás estufa. Este gás é usado na fabricação de Tv's e monitores de tela plana (Plasma e LCD). O NF3 é de 12.000 a 20.000 vezes mais eficiente na retenção de calor do que o CO2. O pesquisador Michael Prather foi o pioneiro no alerta sobre a elevação da concentração deste gás na atmosfera.


Imagina quando a maioria tiver acesso a uma dessas


Análises atmosféricas feitas em estações afastadas dos grandes focos de poluição, indicaram que as concentrações atmosféricas deste gás aumentaram por volta de 20 vezes nas últimas três décadas. A concentração que antes era de 0,020 partes por trilhão (ppt) aumentou para 0,454 ppt. Sendo que a grande parte das emissões é do hemisfério norte. Em 2006 estimava-se que houvesse 4.200 toneladas deste gás na atmosfera, hoje acredita-se que esteja por volta de 5.400 toneladas. Tendo um alto potencial estufa e uma meia-vida de 740 anos, sua concentração equivale a 67 milhões de toneladas de CO2.

É claro que os grandes magnatas industriais estão tentando de todas as maneiras abafar estes estudos, ou até mesmo desmerecer este tipo de pesquisa. Realmente, não esperaria outro tipo de comportamento. Este é só mais um exemplo da ganância de alguns, em detrimento da evolução do conhecimento científico.

"Industries were quite dismissive of Michael Prather's original paper as pure speculation".
Piers Forster
(outro importante químico atmosférico da Universidade de Ledds )


Neste contexto, já existe um movimento de pesquisadores propondo a inclusão do NF3 na lista de gases estufas regulamentados. Sendo assim, sua produção e emissão serão avaliadas e controladas. Além de inclusão deste gás nos modelos de mudanças climáticas.

Fonte: Nature News

Para ver outros posts sobre aquecimento global, clique aqui.
Para ver outros posts sobre nitrogênio, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário