sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Como andou a temperatura da Terra em 2008?




Tendência da temperatura global tendo como linha de base 1999. Fonte: RealClimate


Como podemos ver no gráfico acima, nada mudou desde a última década. A anomalia de temperatura da Terra sofreu um certo aumento mas recuou para próximo da linha de base. Então podemos ficar tranqüilos. Todo esse papo de aquecimento global não passa de especulação. Bem, na verdade não é tão simples assim. O gráfico acima foi uma demonstração feita pelo pesquisador Gavin Schmidt em seu blog, mostrando como a análise baseada em relativa curta escala de tempo pode implicar em conclusões erradas em relação ao padrão estudado. O gráfico abaixo foi publicado esta semana pela NASA e mostra um padrão bem diferenciado.



Tendência da temperatura global de 1880 até 2008. Crédito: NASA


Podemos ver claramente neste segundo gráfico o efeito da escolha do ano de base em uma análise temporal. O final da década de 90 foi marcado por uma forte oscilação na temperatura (ainda não explicada). Então a escolha de anos como 1997,1998 ou 1999 como ano base para a comparação pode levar a uma conclusão enviesada da tendência. Se escolhermos um ano em que a temperatura registrada era muito alta (como o escolhido por gavin, 1999), o aumento da temperatura nas últimas décadas seria "escondido". Como lembrou Gavin, quem se mostra surpreso com o primeiro gráfico deve ser muito ingênuo... ou não. Gráficos sobre aquecimento global existem muitos na internet e cada um utiliza apenas uma parte deles para confirmar o seu argumento. Prefiro mostrar ambos, assim podemos ter uma reflexão melhor sobre o que é divulgado.

Agora voltando a análise temporal longa. Várias agências como NASA e o NOAA resolveram publicar esta semana os padrões de temperatura registrados neste ano. O último ano meteorológico segundo a NASA (de dezembro de 2007 a novembro de 2008) está entre o sétimo e o décimo segundo mais quente desde que medidas meteorológicas sistemáticas começaram a ser feitas, em 1880. Outra informação importante é que, segundo a mesma agência, dentre os anos mais quentes deste registro, nove ocorreram depois de 1998 (vejam como o ano de 1998 foi muito atípico).

Mais um ponto para o IPCC. Vamos aguardar o próximo ano e conferir as tendências. O mundo não vai acabar como dizem os ambientalistas, mas parece que estamos caminhando para um futuro mais quente. Sendo assim, devemos investir cada vez mais em adaptação a estas mudanças.

Leia mais sobre os dados de temperatura em 2008 no New York Times.
Para ver outros posts sobre Aquecimento Global, clique aqui.

3 comentários:

  1. Oi pessoal,
    para inaugurar os meus comentários (agora que sou uma garota blogera) gostaria de dizer que não concordo que os ambientalistas, de uma forma geral, dizem que o mundo vai acabar! Continuo achando que esses malucos não são a maioria. Escuto muito de muitos ambientalistas, nos cursos e palestras que frequento, que o mundo não vai acabar coisa nenhuma, que ela (a Terra) irá se ajeitar a tudo isso. Mas que o problema é mais a nossa existência COM QUALIDADE que está em jogo (não simplesmente a nossa existência, mas ela com qualidade!). E é com isso que nós devemos nos preocupar. Só não concordo, novamente, que todo o movimento pensa assim. Apesar do alarmismo (que existe mesmo, é verdade) ainda temos pessoas dentro do ambientalismo que são chamadas de ambientalistas e que são críticas também!
    A comparação entre os dois gráficos foi ótima para avaliarmos todos esses gráficos que pipocam por ai, como foi dito no texto. Temos mesmo que tomar cuidado com esse tipo de exposição parcial.
    Abraços,
    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia, que bom ver você por aqui :)

    Bem, acho que não podemos utilizar o argumento que "se temos alguns ambientalistas críticos, não podemos condenar o movimento". Pelo menos eu acho que a maioria é que forma a idéia de um movimento, somos democráticos :D

    Para ter noção de como anda o movimento ambientalista é só dar uma caminhada nos blogs. Um monte de gente que não tem a mínima base discutindo "meio ambiente". Aliás, que raio é meio ambiente? O MEC considera como uma "área de conhecimento" (já vi no portal do MEC). E o pior, o MEC também considera biologia como uma área de conhecimento. Então temos "meio ambiente" separado de biologia. Isso é um insulto a qualquer estudioso do tema. É desta forma que damos espaço para pessoas sem nenhum conhecimento falaram sobre conservação. É o assunto da moda. Esta para mim é uma das tragédias que o movimento ambientalista trouxe. Transformou a conservação em "hype", moda. Então as pessoas pensam sobre o assunto apenas enquanto ainda está na moda. Quando sair de moda, vamos perceber realmente o quanto as pessoas se preocupam com o tema.

    Não duvido que você conheça "ambientalistas" críticos. Pense que você veio do meio acadêmico, fez cursos em institutos de renome. Se fosse o contrário é que eu ficaria assustado. Nós somos privilegiados. Tenha certeza que a massa do movimento ambientalista fala sem ter o mínimo de formação. Esta é a raiz do problema.

    Acho que hoje em dia, as palavras "ambientalista" e "crítico" dificilmente são colocadas em uma mesma frase.

    Abraços e espero que você volte sempre !!

    ResponderExcluir
  3. Aquecimento global é uma realidade, vamos dar uma olhada em gráficos de temperarutas médias anuais de cidades, os indices são alarmantes, vamos ver o filme UMA VERDADE INCOVINIENTE, e refletir sobre as questões cientificas envolvidas, ou vamos ficar igualzinho a sapinhos esperando a ser salvos....

    ResponderExcluir