sexta-feira, 13 de março de 2009

Especial da Sociedade Lineana sobre Darwin e Wallace



Capa do número especial



No ano passado comemoramos 150 da leitura perante a Sociedade Lineana de um texto que é pouco conhecido pelo público em geral. Ele reunia o artigo de Alfred Wallace "Sobre a tendência das variedades a afastarem-se indefinidamente do tipo original", techos do "A Origem das espécies" de Darwin e uma carta de Darwin a Asa Gray (botânico norte-americano) de 1857 comprovando que as conclusões de Wallace e Darwin sobre a origem das espécies foram feitas de forma independente. A leitura deste texto por Charles Lyell e JD Hooker foi realmente um marco histórico.

Em comemoração aos 150 anos da Teoria da evolução de Darwin e Wallace a mesma Sociedade Lineana preparou um número especial que está disponível de forma gratuita (clique aqui para baixar o pdf). Além do texto original lido perante a sociedade há 150 anos atrás, temos uma reunião de vários artigos sobre a vida e obra de Wallace e Darwin. Particularmente interessante são os artigos relacionados a Wallace, sempre bem vindos em uma situação de certa escassez de material sobre este grande naturalista. Este realmente não é apenas mais um especial lançado este ano sobre Darwin. Vale a pena a leitura completa.


5 comentários:

  1. muito legal, estou acabando de falar das teorias da evolução com meus alunos da sexta série, consegui uma história em quadrinhos básica do mauricio de souza sobre o assunto, mas quero falar um pouquinho mais da trajetória da vida de Darwin, pois foi um jovem muitoo corajoso e os aolescentes precisam de bons exemplos!!!

    "Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas."
    Charles Darwin

    ResponderExcluir
  2. Acabei de encontrar este blog e li vários artigos. Parabéns! É de uma qualidade sem igual!

    Também acho fundamental dar os devidos créditos ao tão desconhecido Wallace. Já que se fala, em Genética de Populações, de equilíbrio de Wardy-Weinberg, na descoberta do DNA feita por Watson-Crick, porque não falar na teoria da evolução por Darwin-Wallace?

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela e Fabricio, bem vindos ao blog. Obrigado pelos elogios.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Elogios merecidos...
    Agora, sobre o tema do artigo "Sobre a tendência das variedades a afastarem-se indefinidamente do tipo original" do Wallace, ..será que ele redigiria/revisaria este artigo, com a notícia de que encontraram no Canadá, um possível híbrido de Urso-Polar e Urso-Pardo?? (http://www.scientificblogging.com/fish_feet/rare_grizzly_polar_bear_hybrid_hunted)

    ResponderExcluir
  5. Fala Alex,

    O artigo do Wallace é basicamente um resumo do "A Origem das espécies" do Darwin. É incrível até a semelhança entre termos. Uma grande diferença entre os dois, além do Darwin ter desenvolvido muito mais a teoria, é que Wallace achava que a evolução não ocorreria da mesma forma em seres humanos.

    Como taxonomista e naturalista de grande experiência, tenho certeza que a notícia não causaria nenhum espanto para Wallace. Talvez para outros naturalistas da época. Interessante é que voltamos a nossa discussão do outro post. Podem extinguir os ursos polares que nem mesmo uma espécie será extinta por completo! :)

    Abraços.

    ResponderExcluir