terça-feira, 3 de março de 2009

Sobre adsense e blogs de ciência


Descobri hoje via twitter que o famoso blogueiro de ciência americano PZ Myers vai passar a ter uma coluna no jornal britânico de renome internacional "The Guardian". Na verdade ele não escreverá sozinho esta coluna. Além do biólogo-blogueiro, também foram recrutados um físico, um psicólogo, dentro outros. Cada um deles será responsável por uma coluna mensal, em um blog dentro do sítio do The Guardian.

Bem, com nomes de peso achei que valeria a pena a visita do novo blog. O conteúdo é bem interessante e vale a visita. Mas o que me motivou a escrever este post não foi a qualidade do blog. O motivo real foi um susto que eu levei quando entrei lá pela primeira vez (e que se mantem até agora no ar).





Reparem nos banners de propaganda na barra lateral e no topo do blog. Se você desconfia que tem algo de errado em uma revista que estampa na capa "Criação ou Evolução", você acertou em cheio. Não é só uma revista com um conteúdo criacionista tradicional (pseudociência de quinta categoria). É uma revista de ótima qualidade gráfica que é entregue de graça na sua casa com conteúdo criacionista tradicional. Então vamos refletir. Uma propaganda em um blog sobre ciência, no sítio de um dos jornais de mais prestígio do mundo. Você confiaria na fonte? Tenho certeza que 99,9% das pessoas confiariam. Ainda mais que você pode ganhar um livro de graça! Pessoas acreditam em qualquer bobagem na internet, imagina em algo dentro de um portal de pestígio. Pelo resumo do livro você já pode ter uma ideia do conteúdo. Tirei uma pérola dando uma olhada rápida no pdf do livro. Ele começa devagar, mas já mostra para o que veio.

"Evolucionistas exercitam a percepção seletiva quando olham para a evidência - como decidir se o copo está meio cheio ou meio vazio. Eles escolhem insistir mais em similaridades do que em diferenças. Fazendo isso eles te levam para longe da verdade da matéria: que similaridades são evidências de um designer comum atrás da estrutura e funcionamento das formas de vida."

Creation or Evolution? Página 32.


Uma pergunta simples seria..."Como o The Guardian deu espaço para uma propaganda deste tipo em seu blog de ciência?". O jornal não "deu espaço" para esta notícia específica. Ele apenas se rendeu ao senhor da internet mundial, aquele que não podemos citar o nome. O mais odiado e adorado. O Google. Este não é um problema apenas do blog de ciência citado acima. A maior parte dos blogs, principalmente do blogspot (serviço 'gratuito' do google), utilizam a ferramenta de propaganda chamada adsense. As vezes podemos ver vários banners de propaganda antes mesmo de um blog novo ter mais do que 1 post. As pessoas fazem isso porque ganham rios de dinheiro com o Google Adsense? Não, longe disso. Para ganhar dinheiro com adsense você precisa apenas de uma coisa: milhares de acesso. A maior parte dos blogs estão longe de terem centenas de acessos por dia. Desta forma fazemos propaganda praticamente de graça e, dependendo da sorte, apresentamos propagandas com um conteúdo bem questionável dentro dos nossos blogs. Esse problema se agrava quando estamos falando de blogs de ciência.

Como muito discutido no EWCliPo, blogs de ciência realmente nunca terão o mesmo número de acessos de blogueiros profissionais como o Cardoso e o Edney. Podemos procurar maneiras de aumentar nossos acessos, mas cair em certas armadilhas é muito fácil. Vamos falar de temas mais populares? Linguagem mais simplificada? Estes podem ser caminhos. Mas queremos isso para os nossos blogs ? Temos a ferramenta ideal, onde não estamos submetidos a ditadura da maioria dos canais de televisão. Publicação fácil de textos, alcance quase ilimitado. De certa forma, o lucro com blogs (através de propaganda) pode ser a morte prematura de uma ótima ideia. Não em blogs em geral, que visam apenas mais acesso e grana. Mas em blogs que visam o conteúdo, como os "blogs de ciência".

Podemos cair no mesmo erro da televisão aberta e da paga. Mesmo em canais que teoricamente não são tão pressionados pela audiência como o Discovery Channel, podemos ver o crescente e avassalador domínio da pseudociência e ambientalismo. OVINIs, espirítos e "termas verdes" são pautas recorrentes da programação. Um canal que tinha tudo para focar em ciência tomou um caminho bem diferente. Será que é pela qualidade da equipe? Talvez. Mas acho que nada é maior do que a pressão do público. Eles transmitem o que o público quer, o que dá audiência. Algo fora deste escopo acaba tendo baixa audiência, o que resulta em menos publicidade. Queremos passar por esta pressão da audiência?

Depois de refletir sobre tudo isso, resolvi fazer um adsensecídio. Como vocês devem ter percebido, o blog não apresenta mais propagandas de qualquer tipo. Pode não parecer nada demais, mas acho que é importante a reflexão em escala maior. Precisamos sim de leitores, pois sem eles a divulgação científica perde o sentido. Mas a qualquer custo?


Comecei essa discussão com o Charles e Água neste post do "Um longo argumento" e continuamos aqui em um post meu (ver comentários).

7 comentários:

  1. Acho que nesse sentido se aplica uma regra simples Luiz. Com menos de 5 mil acessos (no site ou em vários sites usando o mesmo código) dia, não compensa o uso do adsense. A poluição visual e a possibilidade de anúncios desse tipo complicam bastante. Entendo a necessidade de quem mantém servidor próprio, aí o caso já é outro.

    Um blog de ciência consegue 5 mil acessos dia? Eu acho que sim. E sem comprometer o conteúdo. Mas precisamos tomar certos cuidados. Ter um layout agradável, saber promover o conteúdo em sites como o Uêba, conseguir links em outros blogs, e coisas do gênero. Um esforço muito maior do que um blog de humor (bem feito) precisa ter, mas acho possível.

    Acho que o ponto mais latente é despertar o interesse da blogosfera pelo nosso conteúdo. Você viu pelos comentários no PdH, os visitantes gostam de um conteúdo mais embasado e diverso, mas ainda não sabe encontrar.

    ResponderExcluir
  2. Camarada, desabafando um pouco sobre sua reflexão a respeito dos Adsense... francamente, acho isso uma porcaria, por ficar jogando lixo na cara da gente... o mesmo digo daqueles Adwords, etc,.. pior ainda, de blogs que usam aquilo. Pois se usam, penso que não estão muito preocupados com seu conteúdo... nunca mais volto. Já parei de ler jornais impressos, porque só veiculam lixo, parei de ver TV aberta porque a programação é horrivel, e cancelei a TV a cabo porque estava pior que a aberta... desse jeito vou virar ermitão e me isolar numa montanha... ...me restam os livros, os CD/DVD's e a internet; nesta, uso plugins de browser para bloquear Adsenses, Adwords, e outras porcarias do tipo... ...Não tinha ainda me dado conta, mas todos os (poucos) blogs que leio com periodicidade não têm estas propagandas malditas. É dificil encontrar leitura de qualidade, embalada de maneira simples e atraente... usualmente os blogs enchem seu espaço de porcarias piscantes e intromissivas, que me afastam de imediato... mas me pergunto se sou uma exceção... Se o publico quer ver esse lixo todo jogado em sua cara... que pra mim não passam de SPAM. ...

    ResponderExcluir
  3. Luiz,
    Acho que a não utilização de anúncios e afins faz parte de uma visão talvez romântica da blogosfera. Eu me incluo nela.
    Comecei a escrever meu blog porque queria um espaço para articular idéias e divulgá-las sem as pressões da publicação tradicional. Além disso, há a possibilidade de atingir um público grande e interessado.
    Se esse espaço começar a emular os tradicionais veículos, com propaganda sendo jogada na nossa cara a todo momento, vai-se embora o romantismo das idéias e entra (mesmo que pela porta dos fundos) a lógica besta do capitalismo. Discordo do Átila quanto aos 5 mil acessos: há realmente necessidade de um esforço para atingir tal número? A que custo? Vai depender do perfil do blog. Duvido muito que existam 5 mil pessoas NO MUNDO interessadas, por exemplo, em sistemática filogenética. Eu gostaria muito que existissem... é claro que podemos mudar o quadro, falando de outra forma para um público mais amplo. Mas isso não necessariamente atrairá 5 mil pessoas todos os dias. E não vejo o leitor de um blog de ciências como aquele que apenas passa os olhos pelo texto ou pela imagem. Pelo menos não gostaria que fosse assim...
    A discussão toda começa com o que é um blog de ciências. Os acessos vão depender disso - no geral, aqueles mais afeitos a links rápidos, postagens de vídeos e coisas do tipo, provavelmente atrairão mais gente; blogs com mais texto atrairão menos. De qualquer forma, os anúncios só poluirão a página...

    ResponderExcluir
  4. Atila: ótimo ponto de vista. Eu concordo com você. Devemos sim procurar um público dentro da blogosfera, mas temos que tomar cuidado com as armadilhas. Seu textos no papo de homem são sensacionais. Você escreve diretamente para o público daquele blog com humor, conteúdo e informações interessantes. É realmente difícil fazer isso. Fico preocupado em perdermos um pouco o rumo, buscando monetarização. Acho que a ideia de condomínio de blogs realmente a saída para nossos problemas. Um blog de ciência sozinho ter mais de 5 mil acessos por dia eu acho um pouco difícil.

    Alex: Muito bom o seu ponto de vista. Tenho certeza que você não é o único que pensa assim. Como o atila disse, tendo poucos acessos usar o adsense é pior ainda. Além de encher o blog de lixo, o retorno é mínimo.

    Charles: como sempre, um comentário muito relevante. Também me sinto parte da visão romântica da blogosfera. Mas estou aberto a refletir sobre como podemos trazer mais leitores para a nossa comunidade de blogs. O exemplo que o atila deu de seus posts no papo de homem realmente é muito interessante. Da uma olhada neste aqui: http://papodehomem.com.br/we-are-all-on-drugs/. Em 3 dias o post já tem mais de 65 comentários e, vários deles, são bem interessantes. Pessoas que realmente leram o post e deram suas opiniões. Também acho o número 5 mil um pouco demais, mas temos a possibilidade de atingir um público maior sim, sem perder muito em qualidade. Como discutimos em outro post, Dawkins, Gould, Sagan e outros venderam milhões de cópias juntos. E o conteúdo está longe de ser fraco.

    Muito obrigado pelos comentários. Com certeza o post ganhou muito com isso.

    ResponderExcluir
  5. Charles,

    Entendo o seu ponto, realmente um blog específico nunca vai ter muitas visitas. E realmente quantidade não é tudo. Um blog de sistemática filogenética que tenha 10 visitas por dia, mas entre elas pessoas que realmente entendem do assunto e usam a ferramenta, é muito bem sucedido.

    Mas tenho como blog de ciência um blog que escreva criticamente baseado em dados empíricos. Nesse bolo enorme, existem muitos assuntos de apelo popular. E eles precisam ser abordados em blogs científicos. Não me importa pq um blog de ciência escreveu sobre algo da moda, se é para atrair gente do google, se e para ser comentado. O ponto é, quem buscar por aquele assunto vai encontrar uma opinião bem fundamentada, e mais relevante do que a maioria dos outros lugares. Se nenhum blog de científico falar daquilo, não haverá opinião contrária.

    Acho que o mais importante nos blogs, é a diversidade e o contato de quem escreve com quem lê. Um blog que tenha milhares de anúncios, mas tenha um conteúdo relevante, é o que me importa. Nessa diversidade toda, podemos ter bolgs de ciência com 5 mil leitores e blogs de um nicho muito menor, com 20 leitores.

    ResponderExcluir
  6. Átila e todos,
    Conteúdo relevante é o que importa mesmo. E esse conteúdo tem que ter algum diferencial que não aquele tratado em todos os outros lugares.
    Nessa questão, acho que não há um lado "bom" e um lado "ruim". Todos jogamos no mesmo time.
    O que queremos é qualidade - um grande número de acessos é conseqüência, que pode, ou não, acontecer. Como você mesmo disse, o ideal é que as opiniões oferecidas sejam bem fundamentadas. Isso sim precisa ser um consenso. Por isso tenho certas restrições a alguns procedimentos de alguns blogs e não gostaria que a blogosfera científica tivesse uma queda na qualidade apenas para aplacar os anseios "da moda".
    De qualquer forma, para muita gente os anúncios incomodam - e também há o risco que o Luiz discutiu nessa postagem, pois não controlamos o que pode aparecer na nossa página.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Charles, você resumiu perfeitamente... eu apenas acrescentaria, que os anúncios não apenas incomodam, ao menos em minha opinião, eles repudiam. ..não que eu seja um anti-capitalista romantico, mas porque mesmo em um mundo capitalista, penso que ainda devemos repudiar o "anti-raciocínio-generalista" e privilegiar a "livre-escolha" de o leitor/consumidor/cliente, ir buscar o que quer, quando e onde deseja. Se quer ler e não comprar, que assim seja; Se quer comprar/consumir, que possa ir em um lugar feito para isso... etc, etc, etc... claro que nada impedeo dono do blog, por exemplo, de criar uma seção de produtos relacionados a seus interesses e/ou assuntos de 'posts', mas que seja feito sem obliterar o motivo de seu publico estar ali.

    ResponderExcluir