quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Cedae/RJ anuncia obras de transposição de três rios na bacia do Rio Guandu

Três rios desembocam próximo a captação de água para a cidade do Rio de Janeiro no rioa Guandu. Entretanto estes três rios (Rio dos Poços, Queimados e Ipiranga) são extremamente poluídos, sendo assim, a Cedae (companhia de abastecimento) anunciou a construção de uma barragem que represará as águas desses três rio e de um desvio que verterá essas águas após a tomada de água do rio Guandu. Deste modo, a companhia afirma que gastára menos no tratamento da água disponibilizada para o Rio de Janeiro. Ocorrerá uma diminuição de 20% no uso de sulfato de alumínio usado para tratar a água. A obra está orçada em 36 milhões de reais.
Mais uma vez, nossos governantes mostram a sua incompetência em relação as questões ambientais. Para realizar a recuperação ambiental da bacia do Guandu teriam que ser gastos 1,5 bilhões de reais, destes 80milhões serão usados para o saneamento da área.
Entretanto está programado para a região a construção arco rodoviário e a criação do plo siderúrgico. Me parece um pouco disconexo o discurso de construção de corredores verdes e reflorestamento da área (prometido plo secretário Minc) com empreedimentos de tal magnitude.
Muito tem sido dito no Rio de Janeiro e nada tem sido feito. A lagoa Rodrigo de Freitas continua um esgoto a céu aberto, o emissário é um atestado de descompromisso com o meio ambiente (só joga o esgoto mais no fundo, basicamente), a baia da Guanabara é um absurdo de tão poluída (nenhuma praia contida nela é passível de uso), entre outros casos.
Cada dia que passa, vemos a falta de empenho em construir um mundo mais digno tanto social como ambientalmente. Nossos governantes não demonstram o menor comprometimento com questão ambientais e, por conseqüencia, com todos os habitantes desse planeta.

Um comentário:

  1. Por aí se vê que, para enfrentar o problema da sujeira, deve-se, primeiro, limpar a mente humana dessa sujeira de que é vítima pela cultura economica vigente.
    Como a solução pede urgência, e o assunto é global, tem-se de dar o primeiro passo lógico: Criação de um governo mundial, efetivo, forte, dominador.
    Maurício

    ResponderExcluir