segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Nacionalização da Amazônia

Na última semana o governo brasileiro anunciou que irá nacionalizar o projeto LBA (experimento de longa-duração da biosfera-atmosfera da Amazônia). Este projeto tem desde seu início financiamento da NASA (agência espacial americana). Estima-se um aporte de 60 milhões de dólares desde então (início em 1998) pela agência americana.
Muito se espucula sobre uma possível perda de soberania do Brasil na Amazônia com tamanha influência do governo norte-americano sobre essa região. Não é de hoje, que esse temor sobre a perda da Amazônia para os estrangeiro aflinge as nossas mentes. Entretanto, já em um primeiro momento, o governo brasileiro admite só ter um terço do valor para sustentar o projeto e que busca financiamentos de outras instituições.
Na minha opinião, apóio a intenção do governo brasileiro de diminuir a influência de outros países (principlamnete EUA) em pesquisas na Amazônia, vide a quantidade de patentes que são feitas nos EUA, Europa e Ásia de principios roubados de planta brasileiras. Entretanto, o governo brasileiro já começa mal este processo ao não ter todo o capital para bancar essa pesquisa e, ainda, possuir um histórico de cortes em financiamentos de projetos na área ambiental com objetivo de cortes de despesa (a área ambiental e de pesquisa são sempre as primeiras a sofrerem com isso). E ainda, a recente declaração de liberação do plantio de cana de açúcar em áreas amazônicas.
Com certeza, este é um assunto bastante polêmico, ainda mais por ser a Amazônia área de grande influência no clima da região centro-sul do Brasil. Será necessário ainda muita pesquisa para entendermos melhor nossa grande floresta, mas sem apoio financeiro isso fica impossível. Espero que o governo brasileiro pense bem e tom a decisão que melhor atenda aos interesses da floresta, pois assim, nossos interesses serão atendidos também.

(Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/10/06/298045723.asp)

3 comentários:

  1. A questão é muito simples. Temos que adotar os conceitos seguintes::
    a) Em ecologia não existe interesses nacionais;
    b) Deve-se considerar que pesquisas na Amazônia se destinam, em última análise, a interesses comerciais. É o cheiro da ganância;
    c) A Amazônia, como todos os santuários biológicos não deve percencer a ninguém, porque constituem peças importantes no equilíbrio vivencial do planeta.
    d) O mísero do homem tem que aprender e aceitar que a Natureza não lhe pertence. Ela é instrumento de vida.

    ResponderExcluir
  2. concertesa ha interece,pois,o que esta em jogo é o benefícios,nimquem enveste dinheiro sem obtençao de lucros.

    ResponderExcluir
  3. concordo com o anonimo ae de sima.

    ResponderExcluir