quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Bonobo e seu instinto assassino

Na minha pequena biblioteca, tenho um lugar especial para o livro "Eu, primata". Esse livro mostra como são organizadas as sociedades de Chimpanzés e Bonobos. Ótima leitura para fazer paralelos entre nossa sociedade e a deles. Alianças pelo poder, dissimulação, memória e sexo são temas discutidos nesse livro. Recomendo para quem gosta de saber o quanto somos parecidos como esses animais.

Bonobo relaxando entre uma cópula e outra. Fonte: ScienceNews


Os Bonobos são usados como exemplos de sociedade pacífica, onde a fêmea é a lider. Esses primatas passam muito tempo fazendo sexo e carinho nos seus compaheiros. Casos de carícias sexuais como artifício de pedidos de perdão depois de pequenas brigas são bastante comuns. Mesmo em Bonobos do mesmo sexo. Diferente dos Chimpanzés, onde a sociedade é dominada por machos e a tensão da perda do poder é sempre alta. Um macho dominante impõe pela força o seu direito de copular com as fêmeas do seu arém. Os Bonobos são considerados os hippies dos primatas.

Os Chimpanzés são conhecidamente caçadores bastante astutos, utilizam complexas estratégias de caça. Eles são capazes de se alimentar de outros pequenos macacos. Já os Bonobos são mais calmos e se alimentam basicamente de frutas e outros vegetais. Entretanto, em um artigo no último volume da revista Current Ecology, Hohmann e sua equipe observaram Bonobos caçando outros pequenos macacos, usando estratégias bem parecidas com as dos Chimpanzés.

"Isto mostra que os bonobos possuem caçadas coordenadas, o que era somente observado nos Chimpanzés"
Frans de Wall (autor de "Eu, primata")


Diferente dos Chimpanzés, as caçadas dos Bonobos são realizadas basicamente pelas fêmeas. Isto demonstra uma perda da agressividade dos Bonobos machos, possivelmente pelo tipo de estrutura comunitária exibida por estes primatas. Deste modo, as fêmeas dividem a carne da caça e controlam a freqüência com que os machos caçam.

O paralelo mais importante que fiz ao ler um pouco sobre os Bonobos é que a sociedade deles dominada pelas fêmeas é mais tranqüila que a dos Chimpanzés (dominadas por machos). Os Chimpanzés machos gastam muito tempo da vida deles brigando pela liderança e pelo direito de copular, mais do que copulando de fato. Já os Bonobos machos deixam a disputa da liderança paras as fêmeas e copulam mais vezes. Interessante essa estratégia, né?! (rs)


Fonte: Science News

3 comentários: