quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Fotografia Científica: Arara Azul

Clique na imagem para ampliá-la


Bem, continuando a série de fotografia científicas, eis uma de minha autoria. Como vocês podem ver, não sou nenhum fotógrafo profissional, porém esta fotografia tem um significado muito especial para mim. Sempre fui um amante de pássaros. Quando decidi fazer Ciências Biológicas, a primeira coisa que me veio a mente foi a ornitologia. Mas devido a escolhas diversas, não segui esse caminho.

Essa foto foi tirada na fazendo da Embrapa (Nhumirim, MS). Essa fazenda se localiza bem isolada, dentro do Pantanal. Estávamos em uma coleta para o laboratório no qual fiz minha dissertação (e continuo trabalhando).

Podemos observar uma família de araras-azuis da espécie Anodorhynchus hyacinthinus (Ordem Psittaciformes e família Psittacidae). Anodorhynchus se refere a maxila sem entalhes e hyacinthinus se refere a sua cor predominantemente azul. Essas aves formam casais que passam a maior parte do tempo juntos e são bastante fiéis. Além disso, fazem seus ninhos dentro de cavidades de troncos de árvores, podendo botar de 1 a 3 ovos por ninhada. E o período de incubação é de 28 a 30 dias.
Ao entardecer, enquanto estava na sede da fazendo, era possível ouvir as araras chegando. Ao ouvir o som delas, corri para fora da sede e comecei a acompanhar o casal com seu filhote. Eles se alimentavam de sementes de palmeiras, hábito bastante comum desta espécie, pois possuem bastante força no bico e quebram estas sementes com grande facilidade.

Clique na imagem para ampliá-la


As araras-azuis estão em grave risco de extinção, como várias outras epécies de araras. O tráfico de animais silvestres é uma grande ameça, entretanto a distruição do seu habitat também é um fator de grande importância para a preservação desta espécie. Com o avanço das pastagens para dentro do pantanal, o habitat destes aves se encontra em grande perigo.


Mais informações sobre as araras-azuis: Projeto Arara-Azul

Para enviar fotografias científicas para serem publicadas no blog: discutindoecologia@gmail.com

Para ver mais fotografias científicas, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário