sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Uma bactéria que vale por um ecossistema inteiro

Em um trabalho publicado na última edição da revista Science, pesquisadores americanos ao analisarem amostras de fluidos provenientes de fendas na crosta com mais de 2,5Km de profunidade descobriram que estas continham basicamente uma única espécie de bactéria (representava >99% dos organismos encontrados). Esta é capaz de fixar seu próprio nitrogênio e carbono, além de ser termofílica quimioautotrófica e redutora de sulfato. Este ambiente apresentava temperatura de aproximadamente 60°C e pH 9,3, além disso estava exposto a altíssimas pressões e a uma severa limitação de nutrientes.

O genoma desta bactéria (Desulforudis audaxviator) possui genes capazes de produzir proteínas que participam da redução dissimilatória de sulfato. Além disso, a assimilação de carbono desta bactéria pode ter várias origens, pois seu genoma apresenta genes para transportadores de açúcares e aminoácidos. Analisando as condições do ambiente, acredita-se que o carbono fixado provem de fontes inorgânicas.


Maquinaria metabólica da Desulforudis audaxviator. Fonte: Science


Deste modo, esta fenda apresenta a mais simples comunidade microbiana encontrada na natureza (quase que exclusivamente uma espécie). A habilidade desta bactéria reduzir sulfato garante a ela acesso ao aceptor de elétrons mais energeticamente favorável. Isto nos mostra que esta bactéria é capaz de atuar em todos os papéis para um modo de vida independente, codificando a partir do seu genoma todos os componentes biológicos de um ecossistema simples, possibilitando total independência da fotosfera.

O mundo microbiano sempre me surpreende, agora nos mostra que um organismo que realiza funções ambientais equivalentes a vários outros organismos separados. Isso me lembra quando eu descobri que nós temos mais células microbianas do que nossas próprias células constituindo nossos corpos. Realmente, com todas essa novas técnicas moleculares sendo inventadas a cada dia, um novo mundo dominado por microorganismos surge a nossa frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário