quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"Mudanças climáticas" ou "Aquecimento global"?



"Prova positiva do quecimento global". Fonte: Humor na ciência


Tanto na mídia quanto na blogosfera em geral esses dois termos são muitas vezes utilizados como sinônimos, o que está longe de ser verdade. Gostaria de contribuir com este post para acabar de uma vez por todas com a confusão gerada pela popularidade deste tema e explicar o porque deste humilde blog ter acatado o termo "Aquecimento global" como padrão de palavra chave.

O termo "Aquecimento global" é mais antigo e foi citado pela primeira vez em 1975 pelo geoquímico Wallace Broecker em um artigo para o periódico Science intitulado "Climatic Change: Are We on the Brink of a Pronounced Global Warming?". Antes deste artigo, o termo mais comum na literatura científica era "mudança inadvertida do clima". Isto porque na época ainda era muito controverso o papel do homem e dos aerosóis na mudança do clima. Enquanto o primeiro poderia liberar gases de efeito estufa na atmosfera (aumentando a temperatura global da Terra) o segundo poderia diminuir a temperatura global. O termo "mudança inadvertida do clima" só foi abandonado em 1979 devido a um estudo da NASA que revelou o papel do dióxido de carbono no clima. Vinte anos depois e ainda se sabe muito pouco sobre a influência dos aerosóis no clima, mas o efeito dos gases de efeito estufa no aumento da temperatura da Terra é pouco questionado.

Além de ter forçado o abandono do termo "mudança inadvertida do clima", o estudo da NASA de 1979 também introduziu pela primeira vez o termo "Mudanças climáticas". Quando ele se referia ao aumento da temperatura da superfície do planeta, utilizava o termo "Aquecimento global" e quando se referia aos efeitos do aquecimento global, ele utilizava o termo "Mudanças climáticas".

Já na década de 80 outro termo começou a ser utilizado, a "Mudança global", mas conquistou poucos seguidores. No final desta década, após o discurso ao congresso americano do cientista da NASA James E. Hansen, o termo "Aquecimento Global" se tornou realmente popular, sendo utilizado tanto pela mídia quanto em publicações científicas.

Fazendo uma busca rápida no Google Trends podemos entender a diferença brutal entre a utilização dos termos na internet.





Se procurarmos pelos respectivos termos em português, esta diferença é ainda maior. Veja que interessante o lag entre a utilização dos termos em inglês e português. Podemos ver claramente o atraso na resposta da utilização dos termos em português.





Então vem a pergunta do início do post. Porque preferimos utilizar o termo "Aquecimento Global" aqui no blog? A resposta não é tão simples, mas vamos tentar diferenciar os termos. Como este blog tenta dar uma visão científica dos temas ecológicos que normalmente não são bem tratatos pela mídia e pela blogosfera, a maioria dos posts relativos a este tema tratam de causas do aumento da temperatura global da Terra e a emissão de gases estufa. Resumindo, tratamos em grande parte da base científica das alterações recentes na atmosfera.

O termo "aquecimento global" refere-se a principal causa das iminentes alterações climáticas globais, o aumento da temperatura da Terra devido ao aumento do efeito estufa. As alterações climáticas regionais decorrentes deste processo são consequencias diretas e indiretas do aumento da temperatura média global. É claro que devemos tomar cuidado com mal entendidos. A média da temperatura global é que tende a aumentar como vimos em 2008. Diminuições regionais da temperatura podem ter acontecido como este caso na China, mas a média global tende a aumentar. Mas isso não pode ser um motivo para não utilizarmos este termo. Além disso, como Kevin Grandia escreveu no Huffington Post, não devemos esquecer que o termo "aquecimento global" é muito popular. Não utilizar este termo pode deixar bons textos sobre o tema esquecidos pela máquina de busca do google.

Quanto ao termo "mudanças climáticas", acho que ele ao mesmo tempo que se refere aos alterações decorrentes do aquecimento global, pode não dizer nada. Mudanças climáticas (mesmo as globais) são muito comuns na história do nosso planeta. Já um aquecimento global nas proporções previstas pelos últimos trabalhos e, principalmente, neste curto espaço de tempo, nunca foram vistas, nem pelas archea e bactérias.

Sendo assim, acho que a melhor construção de frase seria "As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global...". Ou se você quiser ser mais direto ao ponto, escolha um dos termos, já que agora você aprendeu como utiliza-los.

Para ler mais sobre a polêmica destes termos, veja esta reportagem do The Huffing Post e este post do blog da NASA.

6 comentários:

  1. Termos à parte, a coisa tá complicando... e o homem ainda pensa em guerras, lucros, vantagens, deixando de reconhecer as reações das forças naturais a cada momento... em cada canto do planeta...

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz,
    Na verdade ambos os termos são ambíguos. Tanto aquecimento quanto mudanças climáticas são cíclicos na história do planeta. Honestamente não vejo solução para uso de um ou de outro. Na verdade, se quisermos ser corretos na utilização, acredito que temos que utilizar o termo Aquecimento Global Antropogênico. Enfim, é uma discussão que vai longe e que deve ser mantida.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Fala Carlos,

    Concordo com você. Mas estamos discutindo exatamente isso. Os termos não são sinônimos e que podemos escolher entre um ou outro. Eles correspondem a coisas diferentes e devem ser tratados assim. Concordo que também houveram outras épocas de aquecimento do nosso planeta, mas com certeza não foram nem de longe tão rápidas como a que estamos passando. Este é o principal diferencial quanto a mudanças climáticas, que já ocorreram várias e de proporções muito maiores.

    ResponderExcluir
  4. Ah, mais uma coisa. Acho que o termo "Aquecimento global antropogênico" é um pouco forçado demais. O IPCC diz que a forçante natural é menos importante que a forçante antropogênica, mas isso não quer dizer que o aquecimento global é completamente antropogênico. No último relatório eles mostram 3 gráficos sobre este assunto. Um considera só a forçante natural. Outro só a antropogênica e outro as duas forçantes somadas. Somente o último é o que apresenta uma tendência mais próxima dos dados reais.

    Se formos considerar estudos em revistas importantes como a PNAS, este termo ficaria ainda mais errado. Neste artigo (http://discutindoecologia.blogspot.com/2008/10/crtica-ao-consenso-cientfico.html) a previsão é que a forçante natural tenha uma participação de 30% no aumento de temperatura do planeta. Algo que com certeza não pode ser desprezado como o IPCC fez em seu últmo relatório.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal... Podem me chamar de Babi.

    Pois bem... Desde século passado, os seres humanos começaram a perceber algumas mudanças climaticas, em nosso planeta... E pelos estudos de satélites, e pesquisas de cientistas,foi se percebendo cada vez mais estas tais "mudanças climaticas". Até que o ser humano chegou a conclusão deque a coisa estava piorando, e ja tinhamos a nossa frente um 'aquecimento global". Concordo com o Carlos: ambos os termos são ambíguos. As mudanças climaticas vieram em decorrência do inicio do aquecimento global. E este assunto não deve deixar de ser discutido!
    Hoje em ia não vemos muito falar na televisão sobre tal assunto. Também... Cada vez mais os seres humanos,querem mias maquinas, mias tecnologia,mais carros modernos,mias fabricas, mias móveis( mais desmatamento)... A situação de nosso planeta virou uma calamidade. 'Aquecimento Global" ou "Mudanças Climaticas"? Na minha opinião os dois! Claro que se eles tem "nomes" diferentes, o motivo e o significado e a forma certa de usar ,sãode diferesntes. O ser humano no inicio,quando começou a perceber as mudanças em nosso planeta, colocou como "Mudanças Climaticas", e ao perceber os dois pontos mais gelados do planeta(Polo Sul,e Polo Norte), começarem a receber mais luz solar, começaram a associar tudo... Poluição,desmatamento, a camada de proteção da Terra,sendo cada vez mias afetada pelo sol....
    Então, viram que as coisas começaram a mudar, ao invz de apenas 'simples "Mudanças Climaticas", o nosso planeta estava sofrendo um forte inicio de 'Aquecimento Global".
    Então... Respondendo a pergunta: " "Mudanças Climaticas" ou 'Aquecimento Global"?" Digo que a um tempo atrás, seria certo usar a expressão "Mudanças Climaticas", mas hoje ja é mais "correto' de usarmos o verbo "Aquecimento global" (para concordarmos com a situação atual de nosso planeta. Ja passamos da fase "Mudanças Climaticas" agora a situação agravou-se, estamos em "frente" ao 'Aquecimento global"!

    Tchau.Abraços

    ResponderExcluir
  6. Enquanto isso, em busca do "lucro fácil" e com a desculpa do "progresso", derrubam árvores e tranformam as cidades em florestas de cimento e asfalto, só pensando nos veículos automotores...
    Em Porto Alegre com a chantagem da Copa de 2014, alteram leis municipais, desrespeitam o código florestal para "adequar" a cidade para dois ou três jogos da copa do mundo de futebol.
    Onde iremos parar?

    ResponderExcluir