terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sobre ecologismo e moda

Achei que já tinha visto de tudo. Mas sempre me surpreendo com a indústria "verde" ou "eco-indústria". A motorola acaba de lançar o primeiro celular eco-amigável, eco-legal, eco-chick, eco-qualquercoisa. Ele é feito de plástico reciclado, tem uma caixa 22% menor que a normal e, é claro, apresenta-se em duas versões: a tradicional verde e "pink". Abaixo uma foto do moto w233.



"Eu sou verde! Comprem mais de mim! Estou na moda! Tudo em nome da natureza!"


Além de todas estas características "verdes", a motorola ainda paga por "todo" o carbono emitido na produção, distribuição(?) e operação(?) do telefone através do investimento em energia renovável e reflorestamento. Depois de ler o discurso do vice presidente de marketing (?) global da motorola, eu fiquei emocionado.

"Hoje, recursos naturais, energia e tempo são mais preciosos do que nunca. (...) A motorola não discutiu sobre o quão fino o telefone era ou sua forma ou moda. Realmente isso foi sobre a idéia de ser eco-amigável como um ponto de venda. (...) Se todas as coisas se mantem iguais, esse é um bom jeito de se distanciar um pouco da multidão."

Béééééé. Contradição detectada. Eles não pensaram em moda mas tiveram a idéia de ser "eco-amigável como um ponto de venda" ? Muito estranho isso...

Acho que agora podemos entender realmente o objetivo das empresas nesta nova situação. O objetivo é o mesmo. Fazer com que você compre coisas a qualquer custo, mesmo que não precise delas. O discurso é que eles não pensaram na "moda", mas na verdade só estão fabricando este celular porque ser "verde" está na moda! Se não estivesse porque fabricariam? Para não vender? Então eles só se preocupam com o meio ambiente porque está na moda?

Sim. Esta realmente é a resposta. E muitas pessoas que compram este tipo de produto só compram porque ele está na moda. Coisa passageira e que, talvez amanhã, mês que vem ou ano que vem, sairá da moda. Porque é assim que funciona o mercado. "Seguindo" tendências. Por isso que eu digo sempre, o problema do rumo do movimento ambientalista foi ter entrado na "moda". Acho que este caminho é perigoso e não tem um futuro certo. Deveríamos ter concentrado nossos esforços em mais educação e conscientização. Este era o caminho. Moda leva a alarmismo e pensamento acrítico.

É claro que este quadro não representa todas as pessoas que trabalham com "meio ambiente" no mundo. Muita gente séria trabalha com reciclagem e ensina pessoas a trabalharem com este tipo de produto, proporcionando mais renda e certa conscientização ambiental, principalmente para pessoas sem uma educação formal. Este é um trabalho sério e, com certeza, não utiliza produtos reciclados por moda.

Bem, se você quer dormir bem a noite achando que estará salvando o mundo, compre um celular desses. E como o funcionário da motorola disse, seja eco-amigável e compre mais produtos "verdes"!

PS.: Porque nunca fazem um produto deste tipo na cor preta ou qualquer outra cor sem ser verde? Porque será ?

Leia mais sobre o estardalhaço deste lançamento no sítio da motorola e no Sci-Tech Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário