segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Al gore concorre a prêmio nobel da paz

Já está sendo vinculado nos meios de comunicação mundiais a possível conquista do prêmio nobel da paz pelo ex-vice-presidente americano Al Gore. Esse notícia reflete o grau de importância que que foi atingido pelos problemas climáticos globais. Hoje em dia, os problemas ambientais se tornaram assuntos sempre presente em qualquer reunião de políticos, seja para discutir localmente ou mundialmente problemas relacionados tanto a preservação do meio ambiente, como para saúde humana, paz mundial, desenvolvimento econômico, entre outros.
Nesse contexto torna-se ridículo e insensato qualquer desculpa de qualquer governate para não seguir as recomendações de Protocolo de Kioto para redição de emissões de gases estufa para atmosfera. Entre outros problemas, a falta de políticas públicas e financiamento para programas de proteção a biodiversidade também é de grande importância na preservação de um meio ambiente saudável.
Devemos precionar nossos políticos a apoiarem mais as causas verdes, melhor ainda, podemos nós apioarmos mais os políticos que sempre abraçaram essa causa. No passado recente, o senso comum era de que estas pessoas eram uns ecochatos, desocupados, irresponsáveis (os verdadeiros problemas eram saneamento básico, comida educação, e não plantinha e riozinho!). Hoje vemos a importância de uma meio ambiente saudável, fato esse que se refletirá, direta ou indiretamente, em todas essas esferas da sociedade.
Por conhecermos bem os nosso políticos, muitos fingirão que irão abraçar essa causa somente para fins eleitoreiros devido ao apelo que os assuntos ambientais possuem hoje em dia. Deste modo, nossa responsabilidade na hora de escolhermos os nossos governates se torna muito maior como nunca foi. Pensem bem em que vocês irão votar, já erramos muito!


Um comentário:

  1. Al Gore prestou um grande serviço ao planeta com a divulgação de perigo por que passa a humanidade.
    Mas, segundo temos ouvido pelas palestras que tem prounciado, ele se apoia na concepção vesga do DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO. Quer dizer: ele ainda não viu o verdadeiro tamanho do perigo. Ele pensa que a ameaça à humanidade é grande. Digo eu: a ameaça não é grande; é enorme. Enorme é pouco; ela é gigantesca. Ainda é pouco; ela é do tamanho do planeta Terra.
    Além disso, ela é emergencial; requer solução rápida (no máximo dentro de 20 anos). Na hora do "tsunami" global, nada vai se sustentar.
    Como falar em "desenvolvimento sustentável"? Idear esse paradoxo indica simplesmente que o autor não está enxergando nada.

    ResponderExcluir