quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Bactéria fotossintética que não precisa do sol

Lendo o arquivo de News da revista Science (20 de junho de 2007) encontrei uma matéria muito interessante sobre bactéria fotossintéticas, mas que se encontram em grandes profunidades do oceano, perto de fendas hidrotermais. Pesquisas anteriores indicavam que a água próxima a essas localidades produzia uma ondas infra-vermelhas originadas da radiação geotermal. Deste modo, a bactéria GSB1 usa esta radiação como fonte de energia.
Realmente, a cada dia que se passa, mais vemos que pouco entendemos sobre bacterias e archeas. Mesmo sendo esses organismos responsáveis pela maior biomassa do nosso planeta (é, acreditem, não somos nós ou qualquer tipos de outros animais, ou mesmo ainda qualquer tipo de plantas) e, ainda, possuirem papéis extremamente inportantes (e insubistituíveis) nos ciclos biogeoquímicos em nosso planeta.
Fonte: http://sciencenow.sciencemag.org/cgi/content/full/2005/620/2

Um comentário:

  1. Pois bem. A bactéria GSB1 usa energias geotermais para viver. Viver é transformar energias.
    Na verdade as bactérias (e virus) - forma primária de vida organizada - constituem a reserva vital de que terá o planeta, pois o homem está destruindo todas as demais formas complexas de vida.
    Não é de se surpreender com essa descoberta, pois a Natureza possui inteligência muito superior à do arrogante homem civilizado.

    ResponderExcluir