sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Fungos e remoção de exonfre de óleos crus


Stachybotrys sp. Fonte: Air Quality Environmental


Na última edição do periódico Industrial & Engineering Chemestry Reaserch, Shayegan e seus colaboradores descobriram uma nova espécie de fungo (Stachybotrys sp.) capaz de remover mais enxofre de óleos crus do que os tradicionais métodos. Esses métodos necessitam de elevadas temperatura (por volta 400°C) e altas pressões. Já os fungos realizam esta mesma tarefa a 30°C (temperatura ambiente) e na pressão normal de nossa atmosfera.

Este fungos foram isolados de amostras de solos que são freqüentemente contaminados com este tipo de óleo durante um trabalho para caracterizar a microfauna deste ambiente. Porém o mais impressionante é que esses fungos são capazes de remover 76% do enxofre do óleo pesado!

Realmente é um grande avanço para a biotecnologia este tipo de descoberta. Nossos tradicionais métodos químicos (extremamente consumidores de energia e danosos para o ambiente) estão sendo substituídos por metodologias menos agressivas e mais biológicas.

Fonte: Nature

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Fotografia científica: Árvore da Vida



Foto: Yann Arthus-Bertrand. Fonte: The Big Picture



Você não está olhando para uma foto de uma área degradada ou de mais uma "prova incontestável" do aquecimento global. Este registro do fotógrafo francês Yann Arthur-Bertrand foi feito no Parque Nacional de Tsavo, Quênia. Ela mostra bem ao centro uma acácia, que serve como sombra e fonte de alimento para animais herbivóros desta região. Desde 2000, o time de fotógrafos liderados por Yann já fez mais de 500.000 fotografias em mais de 150 países em um projeto chamado "A Terra vista de cima" (The Earth from Above).

Para conhecer mais sobre Yann Arthur-Bertrand e seus projetos, visite o seu site oficial.

Para ver mais fotografias científicas, clique aqui.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Estratégias renováveis para uma carreira acadêmica sustentável



Recicle (idéias); Reduza sua "pegada" no laboratório; Mude para fontes alternativas de combustível; Coma localmente.


Diretamente do indispensável PhD comics.