sábado, 29 de novembro de 2008

Desastre em Santa Catarina: mais do mesmo

Segundo o jornalista, escritor e historiador Ricardo Moreira de Mesquita, a tragédia que ocorreu em Santa Catarina não é nenhuma novidade. Ele faz um histórico de outros eventos climáticos nesta mesma região, mostrando que nem sempre aprendemos com nossos erros.

"As enchentes em Santa Catarina são históricas, mas precisam deixar de ser. Não existem méritos quando a ocupação humana desordenada favorece fenômenos naturais que ceifam vidas.(...) O desmatamento, a ocupação desordenada das encostas, a omissão dos poderes públicos no controle demográfico de regiões de risco, associados à especulação imobiliária, lavouras e plantações desordenadas nos picos dos morros, agravam os eventos."

O artigo foi publicado no jornal Folha de SP. Para ler o artigo completo, clique aqui.


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Um dia é da caça...



Isso me lembra outro baixinho enfezado. Vejam o vídeo dele encarando o caçador e depois partindo para o ataque. Acho melhor ele procurar algum bicho menos marrento.

Só poderia ser do FAILblog.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Alfred Wallace – O evolucionista esquecido



Alfred Russel Wallace antes da sua viagem para a Amazônia, em 1848. Fonte: The Alfred Russel Wallace Page.


O fotógrafo inglês Fred Langford Edwards é o idealizador de uma exposição cujo nome intitula este post e que está sendo realizada desde julho no País de Gales e ficará até dezembro no Shopping Millenium Center, em Manaus. Depois, a exposição será apresentada em Brasília e em São Paulo, em lugares a serem definidos (esse tipo de exposição nunca chega no Rio...). A exposição é baseada em 50 fotografias feitas a partir de gravuras de peixes e palmeiras desenhadas por Wallace de 1848 a 1852, período que esteve em solo amazônico. Além da exposição, Edwards está fazendo uma viagem fotográfica que terminará no fim do mês, refazendo a trajetória de Wallace na Amazônia. O fotógrafo registra a vida ao longo dos rios Negro e Uapés, a 852 Km de Manaus.

Diferente de Darwin, Wallace teve um "pouco" de azar. O navio em que ele voltava para a Inglaterra após a temporada na Amazônia se incendiou e grande parte do seu material coletado e suas anotações foram perdidos. Seis anos após esta tragédia, Wallace escreveu uma carta histórica para Darwin, que é considerada um dos principais motivos para a publicação de forma adiantada do famoso "Origem das espécies". Após esta carta, Darwin foi estimulado por amigos mais próximos a publicar logo suas idéias, o que culminou no artigo conjunto publicado em primeiro de julho de 1858 na Linnean Society.

A homenagem é mais do que merecida para Alfred Russel Wallace que, se não for o evolucionista esquecido, pelo menos pode ser considerado o evolucionista injustiçado. Na verdade, se formos considerar a opinião do próprio Wallace, acho que ele não ligaria para isso. Um dos livros que Wallace escreveu pós Origem das espécies se chamava "Darwinismo", clara indicação que ele achava que Darwin tinha papel central na formulação da teoria. Mas com certeza seu papel histórico deve ser sempre lembrado quando pensamos em evolução.

Para mais informações sobre o evento, veja a reportagem da Agência FAPESP.

Microorganismos intestinais e a nossa saúde


Esse blog, por muitas vezes, abordou a importância dos microorganismos na natureza. Todos os ciclos biogeoquímicos (como o do carbono, fósforo ou nitrogênio) possuem alguma etapa que seja estritamente microbiana. Além disso, observamos que cada nicho, por mais extremo que possam ser suas condições, possuem no mínimo algum tipo de microorganismos (nos casos mais extremos Archaeas).

Atualmente, os cientistas têm estudado a importância da presença de determinados tipos de microorganismos nos nossos intestinos. Eles são capazes de atuar em conjunto com o sistema digestório humano, isto é, são capazes de "digerir" materiais que escapam da digestão no trato gastrointestinal superior. Assim, através de processos fermentativos (pois como sabemos, o nosso intestino é um ambiente anóxico) são capazes de fornecer nutrientes e energia para nós seres humanos.

Entretanto, como nada na natureza é simples, essa fermentação ocorre em etapas. Estas etapas são realizadas por diferentes grupos funcionais de microorganismos ligados numa cadeia trófica. Por exemplo, comunidades microbianas hidrolíticas secretam enzimas que digerem substratos complexos em moléculas mais simples e de fácil assimilação para elas e para outros grupos de bactérias também. Outro exemplo, o hidrogênio produzido no processo de fermentação é eliminado através de sua transferência interespecífica (Archaeas metanogênicas, bactérias sulfato-redutoras e outras). Como o excesso de hidrogênio diminui a eficiência dos processos fermentativos, essa eliminação é de grande importância para o ecossistema formado no intestino e, desta forma, para a saúde dos seres humanos.

Assim, podemos observar que nossa saúde é diretamente ligada a estrutura das comunidades microbianas presentes em nossos intestinos. Grandes mudanças nessa estrutura podem ser extremamentes danosas para nossa saúde. Hoje podemos observar a grande quantidade de anúncios de iogurtes dizendo serem capaz de corrigir a "flora" (por que eles não concertam isso????) intestinal. Entretanto, podemos observar que essa dinâmica não é tão simples como eles mostram nos comerciais. Muito ainda tem que ser estudado nessa área. E com o avanço de técnicas de biologia molecular que são capazes de identificar os grupos de microorganismos presentes no nosso aparelho digestório muito ainda será descoberto nessa área.

Fonte: FEMS Microbiology Ecology

Referência:

Chassard, C. et al. 2008. Assessment of metabolic diversity within the intestinal microbiota from healthy humans using combined molecular and cultural approaches. FEMS of Microbial Ecology 66:496-504

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Como enganar uma borboleta




Não deixe de conhecer o Bichinhos de Jardim.