sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O conselho mais brilhante que eu já vi (Isso que é se preocupar com o meio ambiente)

Um assunto polêmico tem tomado conta das discussões na Grã-Bretanha. Um dos principais conselheiros para assuntos ambientais do governo britânico foi MACHO de falar que o grande problema ambiental é a superpopulação, deste modo ele recomendou que os casais britânicos não tenham mais que 2 filhos. Mas por que 2 filhos? Quando temos dois filhos compensamos nossas mortes, então duas pessoas botam mais duas no mundo e um dia morrerão. Depois de um tempo esta população entra em um equilíbrio e a taxa de crescimento fica nula. Se cada casal tiver, por exemplo, 1 filho, se este comportamento for incorporado na sociedade, a taxa de crescimento populacional vai ficar negativa. Isto é, a população vai diminuir.

"Muitas organizações acreditam que não é parte de seu negócio. Minha missão com os Amigos da Terra e os Greenpeaces deste mundo é dizer: 'Vocês estão traindo os interesses de seus membros ao se recusar a lidar com questões de população e estão fazendo isso pelas razões erradas, porque acreditam que o assunto é muito controverso'."
Disse o conselheiro Jonathon "cabra macho" Porrit (Tapa na cara de qualquer greenpace da vida!)


Para mim, o grande problema ambiental é suprir a gigantesca população humana com os bens de consumo produzidos pelo capitalismo. Não quero dizer que os mais pobres devem ficar sem direito a nada, pelo contrário, quero que todos tenham um mínimo digno para sua vida. Então o que devemos ter que fazer imediatamente? Parar de fazer com que a população humana cresça! E como? Controle de natalidade. Mas tem que ser algo imposto pelo governo? Não! Isso seria uma ditadura. Temos que conscientizar todos na população. Por que uma garota de classe média tem direito de tomar seu anti-concepcional (que ela guarda dentro de sua caixinha rosa da Hello Kitty) e uma menina que mora na favela nem sabe que isso existe?

A escolha de ter 1, 2, 4 ou 20 filhos é da pessoa, mas duvido que se ela tivesse um esclarecimento do problema que isto pode causar, primeiramente, para seus próprios filhos e depois para o meio ambiente e sociedade, que esta pessoa teria mais que 2 filhos. Mas nossos governantes precisam de uma grande massa sem esclarecimento, ops, deixa pra lá!


Cadê o PlayStation deles? (Só seu filho merece?)


Precisamos de políticas públicas de esclarecimento do controle de natalidade. Precisamos mostrar as alternativas contraceptivas para todos, independentemente de sua classe social. Imagina se todos os chineses resolvessem comprar um I-Pod cada... Não ia ter matéria prima para isso no nosso planeta!

É claro que o conselheiro sofreu muitas críticas sobre seus comentários, sendo chamado de maluco por alguns. É difícil jogarem na sua cara que a Amazônia, por exemplo, está sendo destruída para que mais aço seja produzido, para quando seu terceiro filhinho fizer 18 anos, você possa dar um carro para ele. Mas o mais sinistro é que para um menino pobre de 12 anos, o aço mais perto das mãos dele é de uma arma, seja para a guerrilha urbana (ex. Rio de Janeiro) ou seja para guerras étnicas (Ex. Dafur).

Na minha humilde opinião: Primeiro devemos parar de crescer, depois vem a tentativa de uma sociedade mais igualitária. Não é você enchendo sua banheira de hidromassagem até o meio, ou usando sacola de paninho para ir ao mercado, ou trocando suas lâmpadas... entre outros mil exemplos ambientalistas piegas, que você vai ajudar mesmo o meio ambiente! Quer ajudar? Use camisinha ou pílula! E dissemine essa idéia (e não seus espermatozóides, para os meninos é claro!)

Fonte: O Globo - Ciência

3 comentários:

  1. Só complementando o ótimo post do Breno.

    Acho uma piada esta moda de "ecobag". Não seria muito mais ambientalmente correto as pessoas utilizarem bolsas que JÁ tem em casa para transportar as compras? Porque fazer um modismo absurdo encima de uma coisa que todos nós já temos em casa ?

    No período que eu morei na Dinamarca eu fazia compras de duas maneiras. Ou eu colocava as compras dentro da minha própria mochila (que eu já levava vazia para isso) ou eu utilizava um saco plástico grande e resistente que eu comprei nos primeiros dias da viagem. Mas você perguntaria. Saco plástico? Sim! Plástico foi uma fantástica invenção. Não desmereçamos os inventores. É algo que pode ser forte, leve e resistente, desde que bem feito. Eu utilizei o MESMO saco plástico por 5 meses na Dinamarca. Tanto porque ele era muito resistente como porque ele era muito caro (uns 8 reais cada).

    Resumindo a história. O problema não é o saco plástico. Trocar o saco plástico de supermercado por 20 ecobags, cada uma de uma cor diferente, devido ao modismo passado pelos ambientalistas e a mídia, não vai ajudar. Vai piorar a situação. O que devemos fazer é sobretaxar os derivados de plástico e cobrar mais qualidade deles. Assim poderemos usar o mesmo por muitos anos, reduzindo de forma significativa a quantidade total gerada.

    Tive que escrever isso depois de ver na rua um grupo de patricinhas que nunca fizeram nada pelo meio ambiente com suas bolsas com "ecobag" estampado em letras garrafais. Uma piada. Realmente. Modismo não resolverá nosso problema ambiental. O que resolverá é educação, conscientização e atitude. E tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. Breno, esse assunto do controle populacional e economia sustentavel foi discutido na Roda de Ciencia aqui: http://rodadeciencia.blogspot.com/search/label/Desenvolvimento%20sustentável

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que mais pessoas sensatas da área de ambiental concordam plenamente com o q eu, leigo, acho.
    Segue aqui o site do Movimento pela Extinção Humana Voluntária. Mesmo esquema: só tenha menos filhos. http://www.vhemt.org/

    ResponderExcluir